top of page

Observatório assina termo de cooperação com o município de Cruzeiro-SP

Após quatro meses de planejamento, viagens à campo e discussões envolvendo a comunidade local, o Observatório do Turismo de Juquitiba formalizou um termo de cooperação junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cruzeiro-SP. Esse acordo busca vincular o Programa Jovem Empreendedor, do município, a um novo projeto a ser executado pelo Observatório, que tem como foco a formação e engajamento de jovens com as atividades turísticas de Cruzeiro. A iniciativa contará com patrocínio privado e nasce do diagnóstico do território realizado pela organização no início do segundo semestre deste ano.


O projeto, voltado especialmente ao segmento do ecoturismo, se debruça sobre elementos da natureza, história e cultura de Cruzeiro para reafirmar a identidade turística do município e incluir a parcela jovem da população no processo de desenvolvimento e diversificação de produtos turísticos locais. O objeto central da iniciativa é um curso previsto para o primeiro semestre de 2023, no qual jovens participantes intercalarão aulas expositivas com atividades ao ar livre, em atrativos e estabelecimentos já operantes na cidade.


Reunião entre equipes do Observatório e SEDET.

O projeto proporcionará, além da sensibilização do público jovem sobre o potencial turístico de Cruzeiro e a valorização do patrimônio natural, cultural e histórico local, instrumentos para sua formação socioambiental e inserção no setor de turismo. A iniciativa será lançada oficialmente no Encontro de Turismo, que será realizado no dia 26 de novembro, a partir das 10:00, no Museu Major Novaes. Estarão presentes representantes do Observatório, do poder público local e integrantes do trade turístico. O evento de lançamento é aberto e gratuito.

bottom of page