top of page

Observatório conclui primeira edição de curso com jovens em Cruzeiro-SP

No último sábado, dia 15, o Observatório do Turismo de Juquitiba concluiu a primeira edição do curso "Jovens Agentes Socioambientais Promotores do Turismo em Cruzeiro". A formação integra o Projeto Jovens da Mantiqueira, da organização, e conta com parceria da Prefeitura Municipal de Cruzeiro, por meio do Programa Jovem Empreendedor. A primeira edição contemplou um grupo de 30 jovens, na faixa etária entre 15 e 29 anos.


Entre março e julho, o curso somou oito encontros realizados, com aulas expositivas e mais de uma dezena de pontos turísticos visitados, entre atrativos culturais e naturais, na área urbana e rural do município de Cruzeiro. As atividades permitiram a criação de novos vínculos dos jovens com seu território e com atores locais já atuantes no setor de turismo, despertando seu interesse para alternativas de geração de renda baseadas em diferentes segmentos relacionados ao ecoturismo, como o turismo cultural, de natureza e aventura. Pedro Fernandes, presidente do Observatório, destacou a importância da formação:


"O curso abre um leque de oportunidades e instiga os jovens a se aprofundarem nesse universo do turismo, mas com um olhar muito afetuoso sobre o próprio território. Estamos dando um primeiro passo, que é fazer a população local entender e valorizar o potencial turístico de Cruzeiro a partir de seu patrimônio natural e cultural. Isso tem um papel estratégico na criação do senso de cidadania e da expectativa profissional desses jovens."

Participantes do Projeto Jovens da Mantiqueira.

O Projeto Jovens da Mantiqueira, idealizado pelo Observatório em 2022, tem como foco o Monumento Natural Mantiqueira Paulista, unidade de conservação estadual, e suas imediações. A iniciativa busca incluir os jovens no processo de desenvolvimento turístico local, incentivando o protagonismo da comunidade nas atividades turísticas.

bottom of page