top of page

Observatório dá início a curso com jovens em Cruzeiro-SP

O Observatório do Turismo de Juquitiba deu início nesse sábado, dia 18, ao curso "Jovens Agentes Socioambientais Promotores do Turismo em Cruzeiro", realizado no âmbito do Projeto Jovens da Mantiqueira. Em parceria com o Programa Jovem Empreendedor, da Prefeitura Municipal de Cruzeiro, trinta jovens passarão pela formação, que contará com oito módulos até o mês de julho. A inauguração do curso contou com uma ampla mobilização da comunidade local, incluindo representantes do poder público, sociedade civil e empresários.


O primeiro módulo, intitulado "(Re)conhecendo o território", teve início no sábado pela manhã no Centro de Informações Turísticas da Praça Antero Neves Arantes. Os alunos foram recepcionados por Andressa Almeida, integrante do COMTUR, e Thayane Mara, do grupo Viva Cruzeiro, além de representantes do Observatório. O módulo propôs uma atividade de city tour com os alunos para apresentação da história do município a partir da visita a locais emblemáticos da região central, como o Solar dos Rossetti, Igreja Matriz, Santo Cruzeiro, Teatro Capitólio, Rotunda, entre outros.


Alunos do curso em visita ao Santo Cruzeiro.

No intervalo entre as atividades, os participantes almoçaram no Restaurante Casa do Barbosa, podendo experimentar um prato elaborado pelo chef de cozinha Vinicius Pena, que também conversou com os jovens. O módulo foi encerrado no Museu Major Novaes, onde os alunos realizaram uma visita guiada ao acervo e reuniram-se com a equipe do Observatório para uma apresentação geral do curso. Ao final do encontro, foi servido café e lanche, em um momento de descontração e interação entre alunos e a equipe do Projeto Jovens da Mantiqueira.


O curso "Jovens Agentes Socioambientais Promotores do Turismo em Cruzeiro" traz a proposta de atrelar a obtenção de conhecimento técnico em diferentes segmentos turísticos ao exercício da cidadania no território pelos jovens. O segundo módulo, "Políticas públicas em turismo e meio ambiente", acontece no dia 01 de abril. Os encontros serão realizados quinzenalmente, aos sábados, e percorrerão diferentes lugares de Cruzeiro para que os alunos conheçam atrativos naturais, culturais e históricos do município, além de terem contato com atores locais já atuantes em iniciativas turísticas e socioambientais.

bottom of page