top of page

Alunos chegam à metade do curso no Projeto Jovens da Mantiqueira

O curso "Jovens Agentes Socioambientais Promotores do Turismo em Cruzeiro", promovido pelo Observatório no âmbito do Projeto Jovens da Mantiqueira, chegou à marca de metade dos encontros ministrados no último dia 07. Os alunos já passaram por quatro módulos temáticos, com aulas expositivas e atividades em campo abrangendo experiências em diferentes segmentos turísticos. Os encontros já realizados tiveram como temas: "(Re)conhecendo o território"; "Políticas públicas em turismo e meio ambiente"; "Turismo rural e ecoturismo"; "Turismo de aventura e ecoturismo".


Visita dos alunos à Gruta do Reino Encantado.

Os encontros incluíram, até o momento, um city tour na região central da cidade de Cruzeiro, visita ao Sítio Melhor da Terra e a prática de rapel na Gruta do Reino Encantado. Durante as atividades em campo, os alunos estão estabelecendo contato com pessoas já engajadas no setor de turismo em Cruzeiro, estimulando a criação de novas redes locais. Além do conhecimento técnico transmitido, o curso também está propiciando um estreitamento de relações dos jovens com o próprio território, a partir de projetos de intervenção turística desenvolvidos por eles.


Nos próximos módulos, os alunos realizarão duas visitas à região do Monumento Natural Mantiqueira Paulista (MONAMP), unidade de conservação que abrange o município de Cruzeiro e é foco central do Projeto Jovens da Mantiqueira. Também serão introduzidos a noções sobre empreendedorismo no setor de turismo e a diferentes formas de atuação socioambiental no território. O curso "Jovens Agentes Socioambientais Promotores do Turismo em Cruzeiro" tem previsão de encerramento no dia 15 de julho, totalizando oito módulos temáticos.

bottom of page