Criado pelo Ministério do Meio Ambiente em 2002, o Projeto Salas Verdes consolidou uma rede nacional de centros de formação socioambiental reconhecidos pelo Governo Federal, proporcionando o alinhamento de instituições do primeiro, segundo e terceiro setor envolvidas aos princípios da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Em 2018, ainda em seu primeiro ano de fundação, o Observatório do Turismo de Juquitiba foi selecionado para integrar o projeto, passando a sediar a primeira Sala Verde da região.
A Sala Verde do Observatório foi concebida com a visão de aprimorar a educação pública e oferecer formação ambiental às crianças e jovens juquitibenses, a partir valorização do patrimônio natural e cultural de seu território e do estímulo ao engajamento da população em alternativas sustentáveis de desenvolvimento local, especialmente o ecoturismo. A proposta pedagógica da Sala Verde, aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente, estabelece um programa permanente de educação ambiental e sensibilização turística em Juquitiba, amparado na realização de estudos do meio na sede do Observatório com alunos da rede pública de ensino.
A iniciativa concretiza a sede do Observatório do Turismo de Juquitiba como um centro de educação ambiental e difusão do ecoturismo para a comunidade local, proporcionando aos visitantes acesso ao conhecimento e um contato aprofundado com a natureza, a história e a cultura de seu território.
ODS CONTEMPLADOS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela ONU, são um conjunto de 17 metas globais para a promoção do desenvolvimento humano e da conservação ambiental. Veja quais deles são atendidos por este projeto do Observatório:






FICHA DO PROJETO
Objetivo: implementar um programa permanente de educação ambiental e sensibilização turística no âmbito da rede pública de ensino de Juquitiba
Público-alvo: estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino
Território abrangido: município de Juquitiba-SP
Status do projeto: em andamento
Coordenador: Rafael Lino Maenza de Sousa
Instituições parceiras: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima/Governo Federal