Criado pelo Ministério do Meio Ambiente em 2002, o Projeto Salas Verdes consolidou uma rede nacional de centros de formação socioambiental reconhecidos pelo Governo Federal, proporcionando o alinhamento de instituições do primeiro, segundo e terceiro setor envolvidas aos princípios da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Em 2018, ainda em seu primeiro ano de fundação, o Observatório do Turismo de Juquitiba foi selecionado para integrar o projeto, passando a sediar a primeira Sala Verde da região.
A Sala Verde do Observatório foi concebida com a visão de aprimorar a educação pública e oferecer formação ambiental às crianças e jovens juquitibenses, a partir valorização do patrimônio natural e cultural de seu território e do estímulo ao engajamento da população em alternativas sustentáveis de desenvolvimento local, especialmente o ecoturismo. A proposta pedagógica da Sala Verde, aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente, estabelece um programa permanente de educação ambiental e sensibilização turística em Juquitiba, amparado na realização de estudos do meio na sede do Observatório com alunos da rede pública de ensino.
A iniciativa concretiza a sede do Observatório do Turismo de Juquitiba como um centro de educação ambiental e difusão do ecoturismo para a comunidade local, proporcionando aos visitantes acesso ao conhecimento e um contato aprofundado com a natureza, a história e a cultura de seu território.
ODS CONTEMPLADOS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela ONU, são um conjunto de 17 metas globais para a promoção do desenvolvimento humano e da conservação ambiental. Veja quais deles são atendidos por este projeto do Observatório:






FICHA DO PROJETO
Objetivo: implementar um programa permanente de educação ambiental e sensibilização turística no âmbito da rede pública de ensino de Juquitiba
Público-alvo: estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino
Território abrangido: município de Juquitiba - SP
Status do projeto: em andamento
Coordenador: Rafael Lino Maenza de Sousa
Instituições parceiras: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima/Governo Federal
DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES
O programa de educação ambiental e sensibilização turística estabelecido pela Sala Verde do Observatório prevê a realização de estudos do meio com duração de meio período na sede do Observatório do Turismo de Juquitiba, voltados a turmas da rede pública de ensino local. O modelo proposto inclui atividades em diferentes estruturas da sede do Observatório, divididas em cinco partes:
Parte 1: caminhada até a sede
Os alunos são recepcionados no entroncamento da Estrada do Monjolo com a Rua Ribeirão Grande, a cerca de 800 metros da sede do Observatório. Percorrem esse trecho de via pública a pé, passando pelo portal da organização e por uma área de remanescente de Mata Atlântica. A caminhada inicial tem a intenção de despertar o interesse e curiosidade dos visitantes pelo ambiente natural, bem como promover sua interação com os monitores.
Parte 2: aula expositiva
Chegando à sede, os alunos participam de uma aula expositiva ministrada pelos monitores na área do refeitório, que tem como temas principais a contextualização do bioma da Mata Atlântica no Brasil e o processo histórico de ocupação antrópica e desenvolvimento socioeconômico do município de Juquitiba. Também é realizada uma apresentação institucional do Observatório do Turismo de Juquitiba, aproximando os visitantes da temática do ecoturismo.
Parte 3: visita ao minimuseu
Finalizada a aula expositiva, os alunos dirigem-se ao minimuseu do Observatório, onde têm contato com materiais, objetos e mídias que ajudam a contar a história de Juquitiba. A visitação guiada permite uma melhor compreensão de fatos históricos apresentados durante a aula expositiva, por meio da observação e interação dos visitantes com o acervo do espaço. Nessa etapa, os alunos também são apresentados à história do turismo em Juquitiba e sua relação com o desenvolvimento do município.
Parte 4: visita ao circuito de trilhas
Na quarta parte do estudo do meio, os alunos vivenciam uma experiência imersiva de ecoturismo percorrendo parte do circuito de trilhas do Observatório. Durante a atividade de caminhada na reserva de Mata Atlântica, os visitantes obtêm informações relevantes acerca de questões ambientais estratégicas para a cidade de Juquitiba, incluindo a gestão de recursos hídricos e a conservação da biodiversidade. A experiência é enriquecida com a observação in loco de uma microbacia hidrográfica, de espécies nativas e áreas de floresta secundária, decorrentes da regeneração natural ocorrida após décadas de exploração da atividade carvoeira no local.
Parte 5: encerramento
Ao final da visita ao circuito de trilhas, os alunos são convidados a refletirem sobre os aspectos ambientais, históricos e culturais do território abordados durante as atividades, compreendendo com maior clareza o potencial do município para o desenvolvimento do ecoturismo. Na caminhada de retorno ao entroncamento da Rua Ribeirão Grande com a Estrada do Monjolo, os visitantes são instigados a compartilhar com os monitores suas experiências e avaliações sobre o estudo do meio.