top of page

Observatório é contratado para projeto de turismo em Cruzeiro-SP

O Observatório do Turismo de Juquitiba foi convidado a integrar um grupo de trabalho em Cruzeiro-SP, com o objetivo de identificar demandas locais para o desenvolvimento de projetos de formação socioambiental e incentivo ao ecoturismo. Anita Correia, Fernanda Luchiari e Pedro Fernandes, colaboradores do Observatório, percorreram a cidade durante cinco dias para reconhecimento do território. Foram realizadas reuniões com representantes da prefeitura municipal, Fundação Florestal, empreendedores e lideranças locais, além de visitas a atrativos naturais, culturais e históricos do município.


Reunião com representantes da Prefeitura de Cruzeiro e Fundação Florestal.

Cruzeiro é classificado atualmente como Município de Interesse Turístico (MIT). O local possui relevância histórica relacionada ao ciclo do café no Vale do Paraíba e às batalhas da Revolução de 32. Em 2021, parte do território do município deu origem a uma unidade de conservação estadual, o chamado Monumento Natural Mantiqueira Paulista, reafirmando o potencial ecoturístico da região. Entre os atrativos locais mais conhecidos estão o Túnel da Mantiqueira, que conecta São Paulo a Minas Gerais por uma histórica ferrovia, o Museu Major Novaes, que funciona na antiga sede da fazenda que deu origem à cidade, e o Pico do Itaguaré, procurado por montanhistas e adeptos do turismo de aventura.


A partir das informações levantadas durante a viagem, o grupo de trabalho elaborará um relatório de campo contendo a descrição das atividades realizadas, diagnóstico dos atrativos e empreendimentos turísticos visitados e apontamento de demandas locais relacionadas à educação ambiental e ao ecoturismo. Esse documento servirá como base para o planejamento de ações relacionadas ao tema pelo contratante do projeto.

bottom of page