top of page
IMG_1563.JPG
observatório_smooth_branco_a4.png

JOVENS DA MANTIQUEIRA

O projeto Jovens da Mantiqueira se debruça sobre uma das regiões mais relevantes para a conservação da Mata Atlântica no Estado de São Paulo, a Serra da Mantiqueira, com a proposta de aliar a inclusão socioeconômica de jovens à proteção dos recursos e paisagens naturais. Com foco nos territórios abrangidos pelo Monumento Natural Mantiqueira Paulista, unidade de conservação estadual entre as cidades de Cruzeiro e Piquete, a iniciativa aposta nas novas gerações 

ODS CONTEMPLADOS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela ONU, são um conjunto de 17  metas globais para a promoção do desenvolvimento humano e da conservação ambiental. Veja quais deles são atendidos por este projeto do Observatório.

ODS1.png
ODS8.png
ODS9.png
ODS11.png
ODS15.png
ODS17.png

FICHA DO PROJETO

Objetivo: Implementar um programa permanente de educação ambiental e sensibilização turística no âmbito da rede pública municipal de ensino de Juquitiba-SP

 

Público-alvo: estudantes de ensino fundamental da rede pública de ensino de Juquitiba-SP

Área de abrangência: município de Juquitiba-SP

 

Potencial de pessoas diretamente beneficiadas: até 250/ano

Status do projeto: em andamento

Temas abordados: ecoturismo, gestão de recursos hídricos, conservação da biodiversidade, história de Juquitiba

Colaborador responsável: Rafael Lino Maenza de Souza

Instituições apoiadoras ou parceiras: Ministério do Meio Ambiente/Governo Federal

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

O projeto Sala Verde do Observatório prevê a realização de estudos do meio na sede do Observatório do Turismo de Juquitiba com turmas da rede pública de ensino local. O conteúdo visa o fortalecimento de vínculos entre a comunidade juquitibense e seu território, destacando a valorização de seu patrimônio natural e cultural. O modelo de estudo do meio proposto inclui atividades em diferentes estruturas da sede do Observatório, divididas em duas partes:

Parte 1 - aula expositiva e visita ao minimuseu

A primeira parte da visita é dedicada à aproximação dos estudantes aos temas abordados no estudo do meio, a partir de uma aula expositiva com foco no bioma da Mata Atlântica e na história da cidade de Juquitiba, destacando o processo de ocupação antrópica na região em diferentes períodos e ciclos econômicos. Essa primeira etapa é complementada por uma visita ao minimuseu, onde os alunos podem ter contato com materiais que ilustram os principais episódios históricos do município.

Parte 2 - visita ao circuito de trilhas

Na segunda parte, os alunos percorrem as trilhas da Carvoaria, Nascente, Jatobá e Jabuti acompanhados pelos monitores. Durante a atividade de caminhada na reserva de Mata Atlântica do Observatório, os estudantes obtêm informações relevantes acerca de questões ambientais estratégicas para a cidade de Juquitiba, incluindo a gestão de recursos hídricos e a conservação da biodiversidade. A experiência é enriquecida com a observação in loco de uma microbacia hidrográfica, de espécies nativas e áreas de floresta secundária, decorrente da regeneração ocorrida após décadas de exploração da atividade carvoeira na região.

Ao final das atividades, espera-se que os alunos conheçam com maior profundidade e clareza o território em que vivem, compreendam a relevância do segmento do ecoturismo para o desenvolvimento local e a conservação ambiental, bem como se sensibilizem acerca do potencial turístico de Juquitiba a partir de seus remanescentes de Mata Atlântica. 

bottom of page