Criado em 2021, o Monumento Natural Mantiqueira Paulista (MONAMP) é uma Unidade de Conservação que visa a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e da paisagem da Serra da Mantiqueira, na região do Vale do Paraíba. Abrangendo atrativos naturais relevantes, a exemplo dos conhecidos picos dos Marins e Itaguaré, e também históricos, como o Túnel da Mantiqueira, a área traz consigo o desafio de impulsionar o desenvolvimento sustentável da região a partir do ordenamento das atividades turísticas e da inclusão social da comunidade em seu entorno.
O Projeto Jovens da Mantiqueira debruça-se sobre essa relevante área para a conservação da Mata Atlântica no estado de São Paulo com a proposta de aliar a inclusão socioeconômica de jovens à proteção dos recursos naturais e do patrimônio histórico, por meio do turismo. Com foco nos territórios abrangidos pelo MONAMP, a iniciativa aposta na estruturação de um programa de formação das novas gerações para atuação cidadã e profissional na região, a partir de parcerias que viabilizam uma ação conjunta com políticas públicas locais.
Aproximando os jovens dos diferentes segmentos de turismo para os quais a região do MONAMP apresenta potencial, e correlacionando-os ao segmento prioritário do ecoturismo, o Jovens da Mantiqueira desperta um novo olhar da comunidade sobre o lugar em que vive. O projeto apresenta oportunidades para geração de emprego e renda baseadas na conservação do patrimônio e no protagonismo da juventude em atividades econômicas estratégicas para o desenvolvimento local sustentável.
FICHA DO PROJETO
Objetivo
Estruturar um programa de formação de jovens para o exercício da cidadania socioambiental e atuação profissional no setor de turismo em territórios abrangidos pelo Monumento Natural Mantiqueira Paulista.
Público-alvo
Jovens de 15 a 29 anos.
Território abrangido
Município de Cruzeiro-SP.
Patrocínio
Doações privadas.
Instituições parceiras
Prefeitura Municipal de Cruzeiro.
Status do projeto
Concluído.
ODS CONTEMPLADOS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela ONU, são um conjunto de 17 metas globais para a promoção do desenvolvimento humano e da conservação ambiental. Veja quais deles são atendidos por este projeto:
LINHA DO TEMPO
RESUMO
DAS AÇÕES
O Projeto Jovens da Mantiqueira apresenta, como seu produto principal, o curso "Jovens Agentes Socioambientais Promotores do Turismo em Cruzeiro", formação com carga horária de 64 horas, idealizada e aplicada pelo Observatório do Turismo de Juquitiba ao longo de oito finais de semana no ano de 2023 a uma turma de 30 alunos. O curso foi desenvolvido visando despertar a sensibilização turística em jovens do município do Cruzeiro, bem como instrumentalizá-los com noções introdutórias sobre aspectos técnicos da gestão ambiental e turística.
A formação foi atrelada ao Programa Jovem Empreendedor, do município de Cruzeiro, que já previa a seleção de jovens em situação de vulnerabilidade para uma primeira experiência profissional, em estágios na prefeitura. O programa, que estava inoperante à época, foi ativado por meio do Projeto Jovens da Mantiqueira, e teve o curso incluído em sua execução. As vagas de estágio dos jovens também foram direcionadas para trabalhos que envolviam diretamente a gestão turística e do patrimônio local.
A união dos esforços do primeiro e terceiro setor compôs uma política pública completa para inserção de jovens em situação de vulnerabilidade no setor de turismo do município, assegurando também sua reafirmação enquanto cidadãos no território. Os oito encontros do curso "Jovens Agentes Socioambientais Promotores do Turismo em Cruzeiro" são divididos em módulos temáticos próprios, abrangendo as principais pautas de interesse no município, definidas a partir de um diagnóstico detalhado realizado pelo Observatório junto a atores locais:
PRIMEIRO ENCONTRO: (RE)CONHECENDO O TERRITÓRIO
O primeiro encontro do curso propõe um exercício de mudança de perspectiva aos participantes, a partir da simulação de um city tour no qual os alunos assumem a posição de turistas e são guiados aos principais pontos turísticos da região central de Cruzeiro, revisitando a história de sua cidade e absorvendo novas informações sobre elementos da paisagem que integram seu cotidiano e que são comumente desapercebidos pelos moradores locais.
SEGUNDO ENCONTRO: POLÍTICAS PÚBLICAS EM TURISMO E MEIO AMBIENTE
O segundo encontro tem como objetivo apresentar aos alunos noções introdutórias sobre o sistema político brasileiro e os três poderes (executivo, legislativo e judiciário), com foco nas áreas de turismo e meio ambiente. São discutidos os diferentes mecanismos e espaços de participação social e política a nível local, visando o pleno exercício da cidadania dos alunos no território.
TERCEIRO ENCONTRO: TURISMO RURAL
O terceiro encontro inicia a imersão dos alunos nos diferentes segmentos turísticos para os quais o território possui potencial, tendo como ponto de partida o turismo rural. São apresentados os principais fundamentos desse segmento e sua relação com o ecoturismo, com exposição de conteúdo e atividade prática em campo, em uma visita a uma típica propriedade rural local.
QUARTO ENCONTRO: TURISMO DE AVENTURA
Dando continuidade à imersão em segmentos turísticos, iniciada no terceiro encontro, o quarto encontro tem como foco a vocação da Serra da Mantiqueira para o turismo de aventura. Relacionando também esse segmento ao ecoturismo, cerne do Observatório do Turismo de Juquitiba, o encontro introduz seus fundamentos e leva os estudantes a uma experiência prática nos esportes de aventura, realizada nos cânions do Reino Encantado, relevante atrativo local.
QUINTO ENCONTRO: TURISMO DE NATUREZA
Encerrando a abordagem dos segmentos turísticos prioritários, o quinto encontro trata do turismo de natureza e sua comparação com o conceito de ecoturismo, provocando uma reflexão sobre os processos de valoração ambiental e a relevância dos aspectos sociais inerentes ao desenvolvimento turístico. O encontro também propõe uma visita a atrativos naturais do Monumento Natural Mantiqueira Paulista.
SEXTO ENCONTRO: PATRIMÔNIO AMBIENTAL E HISTÓRICO
O sexto encontro discute os mecanismos de institucionalização do patrimônio natural e histórico cultural, com foco nos processos de tombamento e criação de Unidades de Conservação. A atividade prática em campo leva os alunos novamente ao Monumento Natural Mantiqueira Paulista, onde visitam atrativos históricos abrigados pela Unidade de Conservação, como o Túnel da Mantiqueira.
SÉTIMO ENCONTRO: EMPREENDEDORISMO E COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Finalizada a imersão no território pelos alunos, o sétimo encontro introduz noções sobre empreendedorismo, incluindo instruções para a formalização de iniciativas no segundo e terceiro setor. O encontro é enriquecido também com a abordagem de outras mobilizações sociais informais, como os coletivos, e seu papel no engajamento comunitário e na promoção da comunicação socioambiental nos territórios.
OITAVO ENCONTRO: PENSANDO O FUTURO
O último encontro da formação é reservado à troca de reflexões e perspectivas de futuro dos alunos após a experiência promovida pelo curso, incluindo a orientação dos jovens em seus projetos pessoais e profissionais.