Sala Verde do Observatório retorna em junho; saiba como apoiar o projeto
- Pedro Fernandes
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 4 horas
Começou a contagem regressiva para o início das atividades de 2025 da Sala Verde do Observatório! Primeiro projeto de educação ambiental e sensibilização turística de Juquitiba, a Sala Verde promove um programa permanente de formação socioambiental voltado a alunos do Ensino Fundamental da rede pública municipal, com ações no ambiente escolar e na sede do Observatório do Turismo de Juquitiba.
O cronograma da Sala Verde do Observatório em 2025 terá início com o Dia da Percepção Ambiental, que será realizado na Escola Municipal Raízes do Pau-Brasil em 03 de junho. O evento, que coincide com o Dia Nacional da Educação Ambiental, prevê dinâmicas educativas com os alunos, com foco na percepção da natureza, e uma grande intervenção artística, assim como ocorreu em 2024. Na ocasião, a artista local Giulia Carolina pintou um mural com 20 metros de comprimento nos corredores da escola, retratando elementos da biodiversidade da Mata Atlântica.

O Dia da Percepção Ambiental compõe a primeira etapa do ciclo anual do projeto, que prevê ainda a realização de estudos do meio na sede do Observatório do Turismo de Juquitiba. A Sala Verde do Observatório, que conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima, tem como finalidade promover a valorização do patrimônio natural e cultural de Juquitiba pela comunidade escolar, bem como engajar as novas gerações em alternativas para o desenvolvimento local sustentável, especialmente o ecoturismo.
Pessoas e empresas podem apoiar as ações da Sala Verde do Observatório doando qualquer valor pela página do projeto no site do Observatório ou pela chave PIX: 31.663.118/0001-23. Doação de materiais e insumos, bem como patrocínio integral do projeto, podem ser tratados pelo e-mail falecom@observatoriodoturismo.org.