Sala Verde do Observatório celebra o Dia da Educação Ambiental
- Pedro Fernandes
- 4 de jun.
- 2 min de leitura
O Projeto Sala Verde do Observatório promoveu, nos dias 03 e 04 de junho, atividades na Escola Municipal Raízes do Pau-Brasil, em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental. Os alunos das turmas de 5º ano participaram de dinâmicas voltadas à percepção da natureza a partir dos cinco sentidos humanos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Foi a segunda edição do evento intitulado Dia da Percepção Ambiental, que integra a primeira etapa do ciclo anual da Sala Verde.
Em sala de aula, os alunos participaram de sete dinâmicas interativas de educação ambiental, trabalhando os sentidos a partir de elementos da natureza. Entre elas, "Sentindo nossa natureza", na qual os alunos foram vendados e puderam manusear diversos itens trazidos da floresta, como folhas de diferentes texturas, cascas de árvores e sementes, "Passarinho, que som é esse?", quando as crianças, ainda vendadas, exercitaram a audição a partir do canto de pássaros brasileiros, reproduzidos em apitos especiais, e "Os sentidos na cozinha", que levou ingredientes e matérias-primas de produtos conhecidos para o exercício do olfato.
Além das dinâmicas educativas, o Projeto Sala Verde do Observatório também doou uma nova obra de arte à escola: um mural com cerca de 20 metros de comprimento, pintado pela artista local Giulia Carolina, retratando espécies de aves nativas da Mata Atlântica. A obra contou com a participação dos alunos, que puderam ajudar na pintura dos pássaros e participar da criação desse legado artístico para a escola, que passa a decorar sua principal entrada.
A Sala Verde do Observatório, primeiro projeto de educação ambiental e sensibilização turística de Juquitiba, é uma realização do Observatório do Turismo de Juquitiba, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Prefeitura Municipal de Juquitiba. Confira algumas imagens do Dia da Percepção Ambiental de 2025: