top of page

Sociedade civil e prefeituras debatem o Caminho da Mata Atlântica em Juquitiba

  • Pedro Fernandes
  • 17 de jun.
  • 2 min de leitura

Na última segunda-feira, dia 16, o Observatório do Turismo de Juquitiba recebeu a Oficina de Articulação do Caminho da Mata Atlântica. Ministrado por Francisco Schnoor, coordenador geral da iniciativa, o encontro reuniu membros da sociedade civil e das prefeituras de Juquitiba e São Lourenço da Serra para discutir as oportunidades geradas pela megatrilha e formas de consolidar e aprimorar o percurso na região.


Na abertura da oficina, Pedro Fernandes, presidente do Observatório, apresentou uma linha do tempo com as principais ações realizadas pela organização como Núcleo Local do Caminho da Mata Atlântica desde 2024. Francisco Schnoor deu continuidade ao evento com uma apresentação institucional do projeto e contextualização da iniciativa no Núcleo Planalto Paulista, que abrange atualmente os municípios de Juquitiba e São Lourenço da Serra. Julieta Santamaria, primeira pessoa a percorrer todo o Caminho da Mata Atlântica, fez um relato sobre sua trajetória nos mais de 4.000 km da trilha, destacando os desafios vivenciados e potenciais observados. Raphael Roberto encerrou as falas convidando os presentes para o 1º Encontro do Caminho da Mata Atlântica, que ocorrerá em agosto no município de Bertioga (SP).


Oficina reuniu representantes de Juquitiba e São Lourenço da Serra.
Oficina reuniu representantes de Juquitiba e São Lourenço da Serra.

Durante o evento, foram debatidas possibilidades de integração do Caminho da Mata Atlântica com trilhas e rotas turísticas locais e regionais, bem como estratégias para diversificar os pontos de apoio aos trilheiros na região, beneficiando empreendedores locais, e ampliar o reconhecimento da trilha regionalmente, por meio de sinalização em vias e estabelecimentos parceiros. A relevância do projeto no incentivo à conservação e restauração da paisagem natural da Mata Atlântica em áreas mais antropizadas de Juquitiba e São Lourenço da Serra também foi abordada pelos participantes.


O Caminho da Mata Atlântica é a maior trilha consolidada do Brasil, interligando os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Observatório do Turismo de Juquitiba é parceiro do projeto desde 2024, atuando na difusão da iniciativa e no aproveitamento de seu potencial para o impulsionamento do desenvolvimento turístico local.

©

© 2025 Observatório do Turismo de Juquitiba

Rua Ribeirão Grande, 78 - Monjolo | Juquitiba - SP | 06950-000

CNPJ: 31.663.118/0001-23

bottom of page