top of page

Juquitiba recebe 1ª pessoa a tentar percorrer o Caminho da Mata Atlântica

Nos dias 27 e 28 de junho, Juquitiba recebeu a visita de Julieta Santamaria, a primeira pessoa a tentar percorrer todo o Caminho da Mata Atlântica, a maior trilha do Brasil. Natural da Argentina, Julieta percorreu mais de 1.400 km antes de chegar ao município, mobilizando voluntários que a apoiaram na jornada. Em Juquitiba, a passagem foi organizada e acompanhada pelo Observatório, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo.


A passagem de Julieta por Juquitiba teve início na manhã do dia 27, quando a aventureira partiu do Espaço Ixixa, em São Lourenço da Serra, rumo ao município. Foram 25 km percorridos de bicicleta até o Observatório do Turismo de Juquitiba, com uma parada na Cachoeira do Monjolo. Na sede, Julieta conheceu Marquinhos da Aldeia e participou do lançamento do protótipo de sinalização para o Caminho da Mata Atlântica, desenvolvido pelo artesão em parceria com o Observatório. Foram dois totens inaugurados, um na Estrada do Monjolo e outro na Rua Ribeirão Grande, exemplificando o modelo de sinalização que pretende-se implementar em todo o município de Juquitiba para a mega trilha.


Julieta inaugurando um dos totens de sinalização do Caminho da Mata Atlântica, na portaria do Observatório.

Após conhecer as instalações da sede do Observatório do Turismo de Juquitiba e pernoitar no local, Julieta partiu no dia 28 rumo ao Parque Estadual do Jurupará. A pausa para almoço aconteceu no centro da cidade, com uma parada na Aldeia do Artesanato, onde a visitante pôde acompanhar pessoalmente o trabalho manual de Marquinhos e receber um presente personalizado criado pelo artesão. De lá, Julieta seguiu com mais três paradas no município: no Mirante da Pauleira, na Cachoeira da Grota e na barragem da Represa Cachoeira do França. Foram cerca de 30 km percorridos até a portaria do Jurupará, onde a aventureira foi presenteada pela equipe da Secretaria de Turismo com uma camiseta de Juquitiba e se despediu do município. De lá, Julieta seguiu rumo ao sul do estado.


O Caminho da Mata Atlântica possui mais de 4.000 km, ligando os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O trecho da mega trilha em Juquitiba está sendo implementado pelo Observatório e teve seu traçado definido em oficina realizada junto à comunidade local no mês de março.

Kommentarer


bottom of page