top of page

Sala Verde do Observatório promove o Dia da Percepção Ambiental

Nessa segunda-feira, dia 03, o Projeto Sala Verde do Observatório promoveu o Dia da Percepção Ambiental na Escola Municipal Raízes do Pau-Brasil, a maior de Juquitiba. O evento, direcionado às turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, contou com dinâmicas envolvendo alunos e professores para o estímulo dos cinco sentidos humanos (visão, audição, olfato, tato e paladar), com elementos do cotidiano da cidade e das crianças. As atividades foram finalizadas com uma grande intervenção artística na escola.


Alunos participaram de dinâmicas envolvendo os cinco sentidos.

O Observatório do Turismo de Juquitiba doou à comunidade escolar um mural com 20 metros de comprimento, idealizado pela artista plástica local Giulia Carolina e pintado com a colaboração dos próprios alunos. A obra, que passa a decorar os corredores da escola, representa elementos da paisagem e da biodiversidade da Mata Atlântica. Pedro Fernandes, presidente do Observatório, falou sobre a importância da intervenção:

"O grande diferencial da Sala Verde do Observatório é promover a valorização do patrimônio. É justo, portanto, valorizar também a escola pública, tão importante na formação educacional e cidadã das crianças. Uma obra como essa torna a Raízes do Pau-Brasil mais bonita e acolhedora, o que interfere positivamente na rotina e desempenho da escola".

Alunos ajudaram na pintura do mural.

O coordenador da Sala Verde do Observatório, Rafael Maenza, avaliou a experiência do Dia da Percepção Ambiental como extremamente positiva. É a primeira vez que o projeto realiza atividades no ambiente escolar, para além dos estudos do meio no Observatório:

"Trouxemos a percepção sensorial dos alunos como uma etapa na compreensão das relações do homem com a natureza. Isso é essencial para entender a própria educação ambiental como um processo longo, afetivo, que deve passar pelo coração das pessoas. Trabalhamos aqui com as artes, as cores, com o corpo como ferramenta de compreensão do mundo".

O Dia da Percepção Ambiental foi a principal mobilização em Juquitiba no Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado também em 03 de junho. O evento inaugurou as atividades do Projeto Sala Verde do Observatório em 2024.

Commentaires


bottom of page