Estudantes da ETEC se mobilizam para viabilizar estudo do meio

Um grupo de estudantes do curso de Administração da ETEC descentralizada de Juquitiba está empenhado em um projeto que busca viabilizar um protótipo de estudo do meio na sede do Observatório do Turismo de Juquitiba com alunos da Escola Municipal Raízes do Pau Brasil. Os estudos do meio, metodologia amplamente conhecida no Brasil, propõem a expansão das atividades pedagógicas para além da sala de aula, de forma a aproximar os alunos da prática e da realidade que é estudada.


O estudo do meio planejado tem como foco a educação ambiental e a sensibilização turística dos alunos, abordando assuntos importantes sobre a realidade juquitibense, como a gestão de recursos hídricos, a conservação da biodiversidade e o potencial ecoturístico da cidade. Em atividades no minimuseu e no circuito de trilhas da sede do Observatório, crianças e jovens poderão ter um contato aprofundado com a história de Juquitiba e compreender a relevância ambiental do município.


A ideia apresentada pelos estudantes da ETEC vem de encontro à proposta desenvolvida pelo Observatório dentro do Projeto Salas Verdes, do Ministério do Meio Ambiente. Em 2018, o Observatório do Turismo de Juquitiba foi reconhecido pelo governo federal como centro de formação socioambiental por sua proposta pedagógica de educação ambiental para alunos da rede pública local.


A realização da visita-protótipo está prevista para o dia 28 de maio. Interessados podem conhecer detalhes do projeto pela página da Sala Verde do Observatório.



Grupo da ETEC se reuniu com a equipe do Observatório na sede para discutir projeto conjunto.

93 visualizações