top of page

Sede do Observatório terá espaço dedicado ao artesanato local

A sede do Observatório do Turismo de Juquitiba ganhará um pequeno espaço dedicado ao artesanato local. A iniciativa, intitulada Lojinha do Observatório, promoverá a exposição e comercialização de peças originais de artesãos residentes em Juquitiba, com o intuito de dar visibilidade às expressões artísticas características do município e seus autores.


O artesanato ganhou destaque na história do turismo em Juquitiba na década de 1990, quando foi fundada na região central da cidade a Aldeia do Artesanato. O espaço, idealizado para a produção e venda de produtos exclusivamente artesanais, passou por um processo de descaracterização e esvaziamento nas últimas décadas, acarretando perda de técnicas de artesanato típicas locais. Falecimento de antigos artesãos, dificuldades de gestão e entraves da área com a legislação ambiental marcaram o período. Hoje, Juquitiba integra a "Região Turística Mananciais, Aventura, Artes e Negócios", que possui o artesanato como um dos principais atrativos, principalmente devido à cidade de Embu das Artes.


A ideia da Lojinha do Observatório surge no esforço da organização em resgatar e difundir o artesanato como elemento da cultura local, aprimorando a experiência dos visitantes da sede e colaborando para a consolidação de produtos associados ao turismo ecológico em Juquitiba. Outras iniciativas relacionadas à valorização da arte popular juquitibense já podem ser encontradas no Observatório, como a aquisição de obras para o acervo do minimuseu e a adoção de placas artesanais para a sinalização interna da sede.


Artesão Marquinhos da Aldeia, responsável pela sinalização interna do Observatório.

A Lojinha do Observatório prevê ainda um trabalho de busca ativa no município, com a finalidade de identificar técnicas ainda pouco conhecidas no território e apoiar artesãos que carecem de recursos para promover seu trabalho. A iniciativa compõe um conjunto de ações que o Observatório do Turismo de Juquitiba planeja para promover o artesanato local.

Comentarios


bottom of page