Rede de Inteligência do Turismo Sustentável de São Paulo é lançada
- Pedro Fernandes
- 9 de out.
- 1 min de leitura
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo lançou, durante a ABAV Expo 2025, no Rio de Janeiro, a Rede de Inteligência do Turismo Sustentável do Estado de São Paulo (RITS). Trata-se da primeira rede estadual de observatórios de turismo no Brasil, criada com o objetivo de uniformizar metodologias de coleta, processamento, análise e divulgação de dados. A convite do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), o Observatório do Turismo de Juquitiba integrará a RITS.
A indicação do Observatório ocorreu por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Juquitiba. No dia 23 de setembro, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo e o Observatório do Turismo de Juquitiba realizaram uma reunião virtual com o objetivo de alinhar a participação da organização na rede estadual. O anúncio da adesão foi realizado em primeira mão na reunião do Conselho Municipal de Turismo, no dia 30 de setembro.

A participação do Observatório do Turismo de Juquitiba na Rede de Inteligência do Turismo Sustentável do Estado de São Paulo representa um importante reconhecimento da legitimidade da organização e um avanço para o posicionamento estratégico do município enquanto destino turístico no âmbito estadual. Atualmente, mais de 20 observatórios municipais e regionais atuam em todo o estado.
.png)



