O Observatório do Turismo de Juquitiba foi uma das organizações convidadas para a celebração de 45 anos da Cidade das Abelhas, localizada no limite dos municípios de Embu das Artes (SP), Itapecerica da Serra (SP) e Cotia (SP). O evento, realizado no dia 08 de março, também marcou o início da Campanha da Fraternidade 2025 pela Diocese de Campo Limpo, sob o tema "Fraternidade e Ecologia Integral".
O encontro, que contou com a participação do bispo Dom Valdir José de Castro, discutiu os desafios socioambientais nas Áreas de Proteção aos Mananciais da região e sua relação com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, reunindo pessoas e organizações com atuação em Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba. A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da quaresma, mobilizando a população em torno de problemas que envolvem a sociedade brasileira e buscando alternativas para sua solução.
O Observatório foi representado no evento por seu presidente, Pedro Fernandes, que discursou reafirmando a importância do ecoturismo como ferramenta de geração de renda, melhora de autoestima e qualidade de vida das comunidades anfitriãs, para além dos benefícios ambientais propiciados pelo segmento. Pedro destacou os aspectos sociais das áreas periurbanas da Região Metropolitana de São Paulo e defendeu que a floresta em pé ofereça perspectiva de futuro à população, a partir de um processo de desenvolvimento local sustentável, mais independente da capital.

Além do Observatório do Turismo de Juquitiba, estiveram presentes representantes da Sociedade Ecológica Amigos de Embu, Comunidade que Sustenta a Agricultura, Sociedade Amigos do Ressaca e Caputera, além do Convento Maria Imaculada das Irmãs Franciscanas de Boulander, políticos e autoridades locais. A Cidade das Abelhas, fundada em 1980 a partir do Apiário Embu, é uma área de 10 hectares que abrange atividades de turismo pedagógico, educação ambiental e conservação. Segundo seu fundador, Wilson Donnini, o local recebeu mais de 1 milhão de visitantes ao longo dos seus anos de operação.