top of page

Município de Juquitiba adere formalmente à Grande Reserva Mata Atlântica

No último dia 18, a Prefeitura Municipal de Juquitiba aderiu formalmente ao Projeto Grande Reserva Mata Atlântica, iniciativa da sociedade civil que almeja a consolidação de um polo turístico no maior trecho remanescente da floresta no Brasil, que se estende entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Juquitiba foi o 12º município paulista a aderir ao projeto, que já contava com a participação de cidades do Vale do Ribeira, Litoral Sul e Região Metropolitana de São Paulo.


A Grande Reserva Mata Atlântica propõe um modelo de desenvolvimento e gestão do turismo em rede, com a participação voluntária de pessoas físicas e instituições, públicas e privadas, que atuam em iniciativas turísticas e socioambientais no território. O Observatório do Turismo de Juquitiba integra o projeto desde 2022, tendo recebido em sua sede a primeira oficina da GRMA na região para o mapeamento de atrativos turísticos de Juquitiba e São Lourenço da Serra.


A adesão da Prefeitura de Juquitiba à Grande Reserva Mata Atlântica ocorre após ampla mobilização dos integrantes da rede junto ao secretariado municipal e responde a uma solicitação formal realizada pelo Observatório à municipalidade em março. A participação do poder público local no projeto representa uma importante legitimação da iniciativa popular e reafirma o compromisso da agenda política municipal com o desenvolvimento turístico da região, com especial atenção ao seu potencial ecoturístico.


GRMA soma esforços ao desenvolvimento do ecoturismo em Juquitiba.

bottom of page