top of page

Parceria com programa viabiliza monitoramento de fauna no Observatório

Na última quinta-feira, dia 27, o Observatório recebeu em sua sede Hiago Ermenegildo, biólogo do Instituto Manacá e representante do programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar, que realiza monitoramento de fauna no remanescente de Mata Atlântica que se estende entre São Paulo e Paraná. O programa busca reunir informações para pesquisa e proteção de espécies de grandes mamíferos, como onças e antas, que habitam essa região. A visita de Hiago teve o objetivo de instalar um ponto de monitoramento na área de mata do Observatório do Turismo de Juquitiba.


O contato entre Observatório e Instituto Manacá se deu a partir do projeto Grande Reserva Mata Atlântica, do qual ambas as instituições são integrantes. Apesar da sede do Observatório estar localizada fora da área de atuação original do instituto, acredita-se que o monitoramento da fauna na região é estratégico para a compreensão da dinâmica dos grandes mamíferos no entorno da capital paulista. Até a instalação do novo ponto no Observatório, o único local de monitoramento no território de Juquitiba localizava-se em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural próxima ao Parque Estadual do Jurupará.


O monitoramento de fauna no Observatório será feito com câmera específica para essa finalidade, que permanece camuflada na floresta e detecta a presença de movimento, gravando imagens e sons. O material coletado será compartilhado com o programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar e utilizado pelo Observatório para o planejamento de atividades de educação ambiental voltadas à conservação de espécies.


Câmera instalada na reserva de Mata Atlântica do Observatório.

bottom of page