top of page

Observatório recebe visita de alunos da EM Raízes do Pau Brasil

No último dia 28 de maio, o Observatório do Turismo de Juquitiba recebeu uma turma de alunos do 5º ano da Escola Municipal Raízes do Pau Brasil, sob supervisão da professora Nika Machado. O evento, organizado por estudantes da ETEC descentralizada de Juquitiba, foi o primeiro estudo do meio realizado na sede do Observatório e serviu como protótipo para futuras visitas escolares dentro do projeto da Sala Verde do Observatório, que busca implementar um programa de educação ambiental com a rede de ensino pública juquitibense.


Durante a visita, os alunos tiveram uma aula sobre a história de Juquitiba, visitaram o minimuseu e percorreram quatro das seis trilhas do Observatório, onde puderam aprender sobre a Mata Atlântica e vivenciar uma experiência de ecoturismo. A turma foi acompanhada pelos gestores ambientais Pedro Fernandes e Rafael Maenza, que integram a equipe gestora da organização. O evento teve cerca de 4 horas de duração, com atividades variadas de educação e lazer voltadas à criação de vínculos dos alunos com o território onde vivem.


alunos da escola municipal raízes do pau brasil no observatório do turismo de juquitiba
Os alunos foram recepcionados no portal do Observatório, de onde partiram em caminhada até a sede.

O estudo do meio envolveu uma importante mobilização da comunidade juquitibense para sua viabilização. Todas as despesas da visita foram custeadas através de doações. Colaboraram com a iniciativa: ETEC Embu, ETEC descentralizada de Juquitiba, Fazenda Meandros, Sítio Nó de Pinho, Clínica Veterinária Matilha Verde, Copiadora Molina, Lojas Ideal Fashion, Imobiliária Abes, Panificadora Estrela de Juquitiba, Rotary Club de Embu, KNN Idiomas Juquitiba, Fazenda Juquitiba, Bar do Gerson e Delícias da Rô. O evento também contou com apoio da direção da Escola Municipal Raízes do Pau Brasil, da Prefeitura de Juquitiba, na figura de Kennedy Ferreira e do prefeito Ayres Scorsatto, e da Câmara Municipal, representada pelos vereadores Valter Camargo e Eduardo Silva.


O Observatório parabeniza os estudantes Janaina Ribeiro, Romário Silva, Aparecida Mendes, João Aragão e o professor Waldiney Teodozio, da ETEC Juquitiba, pela iniciativa e empenho em viabiliar o estudo do meio. Agradece também o apoio de Sergio, Ketlyn, Kalil, Amen, Joeliton e Rosa durante a visita. A partir dos resultados bem sucedidos dessa primeira visita, o Observatório do Turismo de Juquitiba buscará apoio e alternativas de financiamento para expandir os estudos do meio em sua sede para outras turmas de escolas públicas locais.


alunos escola municipal raízes do pau brasil observatório do turismo de juquitiba
Alunos caminham na Trilha do Jatobá, uma das seis trilhas do circuito do Observatório.

bottom of page