top of page

Observatório cria projeto alternativo de portal turístico para Juquitiba

A cidade de Juquitiba deve ganhar um portal turístico no principal acesso à região central: a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. A obra foi anunciada em 2022 com recursos advindos do governo estadual. A partir de um projeto preliminar apresentado pela Prefeitura Municipal, a arquiteta e urbanista e vice-presidente do Observatório do Turismo de Juquitiba, Marianna Fernandes, junto ao também arquiteto e urbanista Thiago Mannis, idealizaram um projeto alternativo para o monumento, dividido em duas propostas.


Projeto preliminar do portal turístico. Fonte: Prefeitura Municipal de Juquitiba

As duas propostas, intituladas "Totem" e "Dossel", buscam retratar a identidade turística de Juquitiba a partir da incorporação de elementos do patrimônio ambiental e cultural do município. Os arquitetos reuniram sugestões de moradores locais com referências obtidas a partir de pesquisas do Observatório para chegar aos produtos finais das propostas.


Proposta "Totem" para o portal de Juquitiba, apresentada pelo Observatório.

A proposta "Totem", pensada para ocupar o canteiro central da avenida, traz em destaque painéis vazados com a ilustração de elementos inspirados no brasão municipal: a Capela de Nossa Senhora das Dores, que deu origem ao primeiro povoamento de Juquitiba no final do século XIX; a palmeira-juçara, simbolizando a biodiversidade da Mata Atlântica; e os rios Juquiá e São Lourenço, retratando os recursos hídricos da região. A proposta ainda contém uma treliça com plantas trepadeiras, introduzindo o verde da paisagem local no monumento.


Proposta "Dossel" para o portal de Juquitiba, apresentada pelo Observatório.

A proposta "Dossel" tem como diferencial uma cobertura com painéis vazados que avança sobre a avenida, reproduzindo, pela ação da luz solar, sombras em forma das folhas de palmeira-juçara no chão, retratando o sombreamento produzido pelo dossel dessas árvores nas áreas de Mata Atlântica. Assim como a proposta "Totem", "Dossel" também traz a treliça com trepadeiras no monumento. Ambas ainda têm em comum o letreiro com o nome do município e um jardim tropical com plantas nativas à sua volta.


O presidente do Observatório do Turismo de Juquitiba, Pedro Fernandes, destacou a importância de um projeto arquitetônico que valorize elementos característicos do município:

"O portal turístico é um cartão de visita da cidade. Ele traz as primeiras impressões ao visitante, por isso é tão importante que ele transmita em sua arquitetura a identidade turística daquele destino. Juquitiba, que tem como potencial principal o turismo ecológico, precisa traduzir isso no seu portal, valorizando seu patrimônio natural, histórico e cultural, que é único. Um portal bem pensado torna-se um ponto turístico por si só e ganha um status de monumento para a cidade."

A apresentação completa do projeto alternativo criado pelo Observatório para o portal turístico de Juquitiba pode ser baixada aqui.

Comments


bottom of page