O Observatório do Turismo de Juquitiba foi a organização selecionada para atuar na mobilização local para o Programa de Apoio à Gestão Pública da agenda de Ação Climática. A iniciativa é realizada pelo Instituto Votorantim, tendo o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) como executor técnico. O programa está sendo implementado em parceria com prefeituras nos municípios de Juquitiba (SP), Aripuanã (MT) e Muriaé (MG), com financiamento da Companhia Brasileira de Alumínio.
O programa tem como objetivo apoiar o fortalecimento de competências institucionais e capacidade da prefeitura municipal para gestão de risco de desastres, adaptação e resiliência climática. O presidente do Observatório, Pedro Fernandes, atuará como mobilizador local da iniciativa em Juquitiba, colaborando para o avanço da agenda do programa entre FGV, poder público e o grupo de trabalho local, que reúne membros da sociedade civil. O Observatório do Turismo de Juquitiba também integrará esse grupo, tendo Beatriz Dunder como representante da organização nas discussões.
A interação entre Observatório e o programa teve início no mês de maio, quando integrantes do Instituto Votorantim e da Fundação Getúlio Vargas visitaram a sede da organização para apresentação da iniciativa e discussão sobre as convergências entre os temas abrangidos e o escopo de atuação do Observatório em Juquitiba. No mesmo mês a equipe da organização também esteve presente nas Oficinas Introdutórias sobre Gestão de Risco de Desastres, Adaptação e Resiliência, promovidas pela FGV, Instituto Votorantim e Prefeitura de Juquitiba na Biblioteca Municipal.