top of page

Um Dia no Parque: público cresce 96% e amplia mobilização em Juquitiba

  • Pedro Fernandes
  • 21 de jul.
  • 3 min de leitura

Um Dia no Parque, que teve sua segunda edição realizada em Juquitiba no dia 20 de julho, registrou um crescimento de 96% de público em comparação a 2024. O evento foi uma correalização do Observatório do Turismo de Juquitiba e da Prefeitura Municipal de Juquitiba, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, do Solar da Mímica e Supermercado Frigoyama. Com foco na proteção do patrimônio, a edição deste ano teve o objetivo de mobilizar a comunidade juquitibense pela criação de uma unidade de conservação na área do Parque Ecológico de Juquitiba.


Participantes do evento na portaria do Parque Ecológico de Juquitiba.
Participantes do evento na portaria do Parque Ecológico de Juquitiba.

As atividades de Um Dia no Parque aconteceram simultaneamente em mais de 400 unidades de conservação em todo o Brasil. Trata-se da maior mobilização nacional a favor da valorização de áreas protegidas, organizada desde 2018 pela Coalização Pró-UC. Em 2024, pela primeira vez, o evento foi trazido para Juquitiba pelo Observatório, inserindo o Parque Ecológico no circuito da campanha.


A edição de 2025 teve início com uma caminhada histórica pelo centro de Juquitiba, guiada por Pedro Fernandes, presidente do Observatório. Abordando aspectos do patrimônio histórico local, Pedro percorreu locais importantes no processo de formação da cidade. Os participantes seguiram em caminhada até o Parque Ecológico de Juquitiba, onde foram recebidos pela equipe do Solar da Mímica, que preparou uma intervenção teatral também resgatando elementos do patrimônio histórico e cultural do município. Os artistas Vanderli e Claus, fundadores do Solar, conversaram com o público sobre a importância da cultura e da natureza como aliadas do bem estar e da identidade coletiva em Juquitiba.


Intervenção do Solar da Mímica com o público do evento.
Intervenção do Solar da Mímica com o público do evento.

No Parque Ecológico de Juquitiba, os participantes realizaram uma visita pelas trilhas guiada por Beatriz Souza, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Juquitiba. Durante a atividade, foram observadas espécies vegetais nativas da Mata Atlântica, como a palmeira juçara, e rastros da fauna que frequenta a área do Parque Ecológico, como antas e capivaras. Beatriz destacou a relevância ambiental da área verde e os desafios para a gestão ambiental do espaço, destacando o cuidado com o Rio São Lourenço, que delimita a área do parque. A visita guiada terminou com um piquenique gratuito, oferecido pelo Supermercado Frigoyama.


Na última parte do evento, a escuta com a população sobre a criação de uma unidade de conservação na área do Parque Ecológico de Juquitiba foi conduzida por Rodrigo Martins, diretor de Patrimônio Ambiental na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, convidado pelo Observatório do Turismo de Juquitiba para compartilhar suas experiências no processo de criação de unidades de conservação municipais. Rodrigo destacou a importância do enquadramento do Parque Ecológico de Juquitiba no Sistema Nacional de Unidades de Conservação, possibilitando o aprimoramento da gestão do espaço e a obtenção de recursos para sua recuperação.


Roda de conversa com Rodrigo Martins, da Prefeitura de São Paulo.
Roda de conversa com Rodrigo Martins, da Prefeitura de São Paulo.

Pedro Fernandes, presidente do Observatório, apresentou a delimitação atual do parque e o texto da lei de criação do Parque Ecológico de Juquitiba, de 1993, e embasou a proposta de categorização do espaço como um parque natural municipal, considerando a necessidade de proteção do patrimônio ambiental da área e seu potencial para a recreação, educação ambiental e ecoturismo. O público presente pôde tirar dúvidas e opinar sobre o futuro do parque, mostrando-se altamente favorável à criação da unidade de conservação.


A partir da mobilização realizada na segunda edição de Um Dia no Parque, o Observatório do Turismo de Juquitiba atuará subsidiando o poder público local com informações e dados necessários para o processo de criação da Unidade de Conservação do Parque Ecológico de Juquitiba, viabilizando alternativas para a recuperação e reativação efetiva do espaço.

©

© 2025 Observatório do Turismo de Juquitiba

Rua Ribeirão Grande, 78 - Monjolo | Juquitiba - SP | 06950-000

CNPJ: 31.663.118/0001-23

bottom of page