O Observatório do Turismo de Juquitiba é uma organização não governamental que nasceu de um projeto criado em 2016 pela agência Juquitiba Turismo e a empresa júnior do curso de Lazer e Turismo da USP. Sediado em Juquitiba, uma das cidades com maior potencial turístico da Região Metropolitana de São Paulo, o Observatório busca sensibilizar a população sobre a importância do ecoturismo como alternativa de desenvolvimento sustentável, a partir de atividades de educação ambiental, lazer, ensino e pesquisa.
Idealizada como uma instituição democrática e colaborativa, o Observatório do Turismo recebe grupos universitários, pesquisadores, turmas escolares, moradores locais e turistas, sempre com uma programação adaptada conforme os interesses e o perfil de cada público. Além disso, profissionais e organizações podem utilizar o espaço do Observatório para ministrar cursos e organizar eventos.
São cerca de 25 hectares de área total, com diversos atrativos, infraestrutura aconchegante e uma grande reserva de Mata Atlântica preservada. Venha construir o Observatório com a gente!
O Observatório
Sobre Juquitiba
Localizado a 70 km do centro da capital paulista, o município de Juquitiba possui mais de 60% de seu território coberto por remanescentes de Mata Atlântica. A cidade é abrangida pelo Cinturão Verde de São Paulo, pelo Parque Estadual da Serra do Mar e por parte da Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Jurupará. Com grande potencial para o desenvolvimento de ecoturismo e turismo de aventura, Juquitiba é classificado como "município turístico" pela EMBRATUR desde 1999.
População: 31.027 habitantes
Área: 522,169 km²
Microrregião: Itapecerica da Serra
Região metropolitana: São Paulo
Municípios limítrofes: São Lourenço da Serra,
Embu-Guaçu, São Paulo, Itanhaém,
Pedro de Toledo, Miracatu e Ibiúna.