Presidente do Observatório realiza pesquisa e curso sobre uso público em parques de São Paulo

24/01/2019

O presidente do Observatório do Turismo de Juquitiba, Pedro Fernandes, participou de um projeto inédito desenvolvido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. A iniciativa teve o objetivo de identificar os diferentes usos de áreas verdes localizadas no entorno da Represa Guarapiranga, bem como apontar possíveis ações de educação ambiental a serem desenvolvidas nesses espaços.

 

Para o desenvolvimento da proposta, foram selecionados dois parques: Guarapiranga e Linear São José. O projeto englobou um curso ministrado a funcionários e frequentadores desses parques e uma pesquisa participativa para o desenvolvimento de um "Relatório Propositivo de Intervenção para o Uso Público" para cada uma das áreas. O intuito era mobilizar atores populares diretamente envolvidos na rotina das áreas verdes para discutirem formas de se estimular o uso dos parques pela população aliado à conservação ambiental.

 

O projeto foi finalizado em dezembro e apresentado na sede da UMAPAZ, no Parque Ibirapuera. Pedro Fernandes destacou a importância desse tipo de iniciativa na gestão pública: "é um trabalho particularmente especial, porque converge o conhecimento científico com as pautas populares". E completou: "isso cria uma certa horizontalidade entre o poder público, a academia e a população em geral, porque esse tipo de pesquisa participativa mostra que qualquer pessoa pode oferecer contribuições para a melhoria do objeto de estudo."

 

 Visitantes no Parque Guarapiranga. Imagem: Pedro Fernandes.

 

 

Please reload

o que mais acontece

Please reload

Associação Observatório do Turismo de Juquitiba
© Copyright 2019. Todos os direitos reservados.