Criado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, o Projeto Salas Verdes busca criar e consolidar uma rede de centros de formação socioambiental em todo o Brasil, com troca de ideias, materiais e experiências entre instituições envolvidas. Em 2018, o Observatório do Turismo de Juquitiba foi selecionado para integrar o projeto, passando a sediar a primeira Sala Verde no município de Juquitiba.
A proposta pedagógica da Sala Verde do Observatório, aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente, sugere o desenvolvimento de um modelo de estudo do meio com foco na educação ambiental e sensibilização turística dos estudantes da rede pública juquitibense. O objetivo é proporcionar aos alunos uma formação ambiental a partir da valorização do patrimônio natural e cultural de Juquitiba, de forma a estimular o engajamento da população em alternativas sustentáveis de desenvolvimento local, especialmente o turismo.
A ideia inovadora busca transformar a sede do Observatório do Turismo de Juquitiba em uma grande sala de aula a céu aberto, onde crianças e jovens poderão vivenciar um contato aprofundado com a Mata Atlântica e tudo que a floresta tem a ensinar em nossas trilhas educativas. A Sala Verde chega para representar um importante marco no ensino público do município, colocando Juquitiba na vanguarda da educação ambiental.
ODS CONTEMPLADOS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela ONU, são um conjunto de 17 metas globais para a promoção do desenvolvimento humano e da conservação ambiental. Veja quais deles são atendidos por este projeto do Observatório.








FICHA DO PROJETO
Público-alvo: estudantes da rede pública de ensino de Juquitiba-SP
Potencial de pessoas diretamente beneficiadas: até 250/ano
Status do projeto: em andamento
Duração prevista: permanente
Temas abordados: ecoturismo, gestão de recursos hídricos, conservação da biodiversidade, história de Juquitiba
Responsável técnico: Rafael Lino Maenza de Souza (técnico em Meio Ambiente pela ETEC Paulistano e bacharel em Gestão Ambiental pela USP)
Instituições apoiadoras/parceiras: Ministério do Meio Ambiente/Governo Federal
DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES
O projeto Sala Verde do Observatório prevê a realização de estudos do meio na sede do Observatório do Turismo de Juquitiba com turmas da rede pública de ensino local. O conteúdo, sugerido para alunos do ensino fundamental, visa o fortalecimento de vínculos entre a comunidade juquitibense e seu território, destacando a valorização de seu patrimônio natural e cultural. O modelo de estudo do meio proposto inclui atividades em diferentes estruturas da sede do Observatório, divididas em duas partes:
Parte 1 - aula expositiva e visita ao minimuseu
A primeira parte da visita é dedicada à aproximação dos estudantes aos temas abordados no estudo do meio, a partir de uma aula expositiva com foco no bioma da Mata Atlântica e na história da cidade de Juquitiba. Essa primeira etapa é complementada por uma visita ao minimuseu, onde os alunos podem ter contato com materiais que ilustram os principais episódios históricos do município.
Parte 2 - visita ao circuito de trilhas
Na segunda parte, os alunos percorrem as trilhas da Carvoaria, Nascente, Jatobá e Jabuti acompanhados pelos monitores. Durante a atividade de caminhada na reserva de Mata Atlântica do Observatório, os estudantes obtêm informações relevantes acerca de questões ambientais estratégicas para a cidade de Juquitiba, incluindo a gestão de recursos hídricos e a conservação da biodiversidade. A experiência é enriquecida com a observação in loco de uma microbacia hidrográfica, de espécies nativas e áreas em diferentes estágios de desenvolvimento da floresta.
Ao final das atividades, espera-se que os alunos conheçam com maior profundidade e clareza o território em que vivem, compreendam a relevância do segmento do ecoturismo para o desenvolvimento local e a conservação ambiental, bem como se sensibilizem acerca do potencial turístico de Juquitiba a partir de seus remanescentes de Mata Atlântica.
PATROCINADORES
Este projeto ainda não conta com patrocinadores. Entre em contato e saiba como ajudar!