top of page
IMG_1563.JPG

SALA VERDE DO OBSERVATÓRIO

Criado pelo Ministério do Meio Ambiente em 2002, o Projeto Salas Verdes consolidou uma rede nacional de centros de formação socioambiental reconhecidos pelo Governo Federal, proporcionando o alinhamento de instituições do primeiro, segundo e terceiro setor aos princípios da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Em 2018, ainda em seu primeiro ano de fundação, o Observatório do Turismo de Juquitiba foi selecionado para integrar o projeto, passando a sediar a primeira Sala Verde da região.

 

A Sala Verde do Observatório foi concebida com a visão de aprimorar a educação pública e oferecer formação ambiental às crianças juquitibenses, a partir valorização do patrimônio natural e cultural de seu território e do estímulo ao engajamento da comunidade em alternativas sustentáveis de desenvolvimento local, especialmente o ecoturismo. A proposta pedagógica da Sala Verde, aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, estabelece um programa permanente de educação ambiental e sensibilização turística em Juquitiba, amparado na realização de estudos do meio na sede do Observatório com alunos da rede pública municipal de ensino.

A iniciativa concretiza a sede do Observatório do Turismo de Juquitiba como um centro de educação ambiental e difusão do ecoturismo para a população local, proporcionando aos visitantes acesso ao conhecimento e um contato aprofundado com a natureza, a história e a cultura de seu território.

FICHA DO PROJETO

Objetivo

Implementar um programa permanente de educação ambiental e sensibilização turística no âmbito da rede pública de ensino de Juquitiba.

 

Público-alvo

Estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino.

Território abrangido

Município de Juquitiba-SP.

Patrocínio

Em captação.

Instituições parceiras

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima/Governo Federal.

Status do projeto

Em andamento.

ODS CONTEMPLADOS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela ONU, são um conjunto de 17 metas globais para a promoção do desenvolvimento humano e da conservação ambiental. Veja quais deles são atendidos por este projeto:

ODS4.png
ODS8.png
ODS9.png
ODS11.png
ODS15.png
ODS17.png

LINHA DO TEMPO

bottom of page