Região de Juquitiba ganha nome de "Portal Floresta Atlântica" na GRMA

Em reunião realizada virtualmente na noite de 13 de junho, integrantes da Grande Reserva Mata Atlântica em Juquitiba e São Lourenço da Serra debateram ideias para o nome da região que abrange os dois municípios dentro do projeto. Participaram representantes de organizações locais, do poder público, empreendedores e entusiastas do turismo na região. O Observatório do Turismo de Juquitiba passou a integrar a rede de parceiros da iniciativa neste ano.


O projeto Grande Reserva Mata Atlântica busca estimular o desenvolvimento sustentável, sobretudo através do turismo, no grande remanescente da floresta que abrange os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Recentemente, Juquitiba e São Lourenço da Serra tiveram todo seu território abrangido pelo projeto, passando a representar uma região própria. Os institulados "portais", como são denominadas essas regiões criadas dentro da GRMA, têm por objetivo facilitar a integração entre municípios próximos para a criação de roteiros de visitação em comum.


Durante o processo de escolha do nome, o Observatório do Turismo de Juquitiba apresentou quatro sugestões, considerando aspectos ambientais e geográficos locais: Portal Alto da Serra do Mar, Portal Metropolitano, Portal do Alto Juquiá e Portal do Cinturão Verde. Após discussões, chegou-se a uma lista de nomes favoritos dos representantes da região: Portal das Nascentes, Portal Nascentes da Mata Atlântica, Portal da Mata Atlântica e Portal Floresta Atlântica. Pela escolha da maioria dos presentes na ocasião, a região passa a ser intitulada Portal Floresta Atlântica da Grande Reserva Mata Atlântica.


O próximo encontro, previsto para ocorrer na sede do Observatório em julho, será uma oficina que dará início ao mapeamento dos atrativos turísticos da região.


Esportes de aventura no Rio Juquiá, atrativo do Portal Floresta Atlântica. Imagem: Canoar Rafting.

41 visualizações